O que é a Dislexia?
A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, de origem neurológica, caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura.
A dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem, de origem neurológica. É caracterizada por uma dificuldade na correção e/ou fluência na leitura de palavras e uma fraca competência ortográfica.
Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem, que é inesperada em relação às outras competências cognitivas e às condições educativas proporcionadas.
Secundariamente, podem surgir dificuldades ao nível da compreensão da leitura, uma reduzida experiência leitora, o que pode condicionar o desenvolvimento do vocabulário e dos conhecimentos gerais.
Estudos recentes demonstram que os disléxicos processam a informação em áreas diferentes do cérebro, comparativamente com os indivíduos não disléxicos.
(The International Dyslexia Association, 2002; National Institute of Child Health and Human Development, 2002)
Prevalência na Dislexia
A estimativa da prevalência da dislexia varia consoante o investigador e a população sobre a qual incidiu o estudo. A literatura consultada e a nossa experiência de trabalho faz-nos admitir que 10% possa ser uma percentagem aceitável e consensual.
Nos EUA, segundo o DSM-IV, é de 4% a estimativa da prevalência da perturbação da leitura nas crianças com idade escolar. No entanto, percentagens de 5 a 10% têm sido encaradas por vários autores.
Estudo em Portugal
Em Portugal, um estudo coordenado por Ana Vale revelou que de entre 1360 crianças, 74 (5,4%) cumpriram todos os critérios para integrar o grupo das crianças com dislexia.
As autoras concluíram que:
- O número de rapazes com défices em leitura ultrapassa o número de raparigas
- A taxa de prevalência da dislexia obtida (5,44%) enquadra-se no intervalo de valores percentuais divulgados internacionalmente